quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Atirador do colégio Sandy Hoo
Atirador do colégio Sandy Hoo
Texto publicado em minha coluna semanal no Jornal CORREIO POPULAR
17/12/2012 - 18h13 - Atualizado em 17/17/2012 - 18h15
O jovem Adam Lanza, de 20 anos, causou mais uma comoção que extrapolou os limites dos Estados Unidos, ao matar 27 pessoas, incluindo a própria mãe e depois se suicidou.
As especulações a respeito dos motivos que levaram à carnificina estão no imaginário das pessoas.
Várias hipóteses podem ser levantadas sobre as causas de tamanho ódio presente em um rapaz tão jovem. Vejamos algumas, que acredito, podem ser citadas.
A relação do rapaz com sua mãe certamente era conturbada, visto ter sido ela a primeira vítima. O fato de seus pais terem se separado, há cinco anos, não deve ser considerado como algo tão relevante, mas sim, mostra que o relacionamento da família não era tão tranquilo quanto informam.
A hipótese de que Adam apresentava esquizofrenia não pode ser descartada, e, acredito, seria do tipo paranóide. Esta doença fomenta ideias persecutórias que impulsionam a uma defesa que pode levar ao homicídio. Mas o doente em episódio desta natureza é facilmente reconhecido, pois sai completamente da realidade e demonstra desorganização em seus atos.
A paranoia, outro tipo de psicose, também não pode ser desprezada. Muitos que apresentam esta doença podem vir a cometer crimes graves, visto que também se sentem perseguidos. O fato de estes doentes manterem raciocínio lógico preservado pode dificultar a percepção da gravidade de seu transtorno, àqueles que com eles convivem. É importante deixar claro que a grande maioria dos doentes mentais não é de pessoas violentas.
Outra conjectura a respeito dos motivos que levaram Adam a matar violentamente crianças e outras pessoas indefesas, é a de que ele era um psicopata, na estrutura de personalidade borderline.
São eles indivíduos que agem com muito ódio, contra inimigos provenientes de suas ideias obsessivas, desencadeadas por abandono real ou imaginário. Estes sujeitos não se importam em provocar grande sofrimento nos outros. Eles mantêm pleno contato com a realidade, portanto, sabem exatamente o que fazem.
Ao decidirem por matar outras pessoas, eles planejam friamente todos os seus passos. Por saberem que não sairão ilesos, podem optar pelo suicídio.
Também não se pode esquecer, que a facilidade em se adquirir armas, sempre estará presente em chacinas como esta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, seu comentário é precioso!