terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Legalização da maconha
A legalização da maconha é assunto antigo e polêmico. Em alguns países ela é vendida sem restrições, principalmente se o uso é medicinal. No Brasil, as opiniões a respeito são distintas quanto à venda legalizada.
Acredito que alguns pontos a respeito devem ser levantados. O primeiro é que, mesmo sendo liberada, ainda haverá o contrabando, do mesmo modo que existe o contrabando de cigarros, por exemplo. Se o argumento é em relação à diminuição do tráfico de drogas, não creio que seja de fato significativa a mudança.
Outro ponto importante e que não deve ser subestimado, versa sobre a maconha ser a ‘porta de entrada’ para outras drogas. Dificilmente uma pessoa que usa maconha não experimenta outras drogas também e com isso, existe a possibilidade de se viciar em tóxicos mais pesados e danosos. A maconha legalizada ou liberada irá facilitar o seu consumo e como em uma bola de neve, mais pessoas irão usa-la e consequentemente, mais indivíduos ficarão suscetíveis ao uso de outras drogas.
Na minha experiência com usuários, no sistema penal, constatei que raramente alguém só utiliza a maconha, mas também é comum o acompanhamento da cocaína e do crack, simultaneamente ou em momentos diferentes.
E o ponto crucial que deveria obstar a legalização da maconha, é a respeito dos problemas advindos de seu uso contumaz. Só para citar alguns efeitos perniciosos, eu aponto a disfunção de memória que seu usuário apresenta, certamente irreversível. Outras dificuldades de saúde física não podem ser ignoradas, tal como a do aparelho respiratório.
A apatia também é uma séria questão envolvida, visto que os viciados demonstram dificuldades em pensar e colocar em prática projetos futuros. Deste modo, eles nem sempre conseguem progredir profissionalmente.
A libido também é prejudicada e a falta do desejo pode levar à depressão. A maconha é uma droga inibidora, um calmante. Portanto, quem a usa constantemente perderá o ritmo próprio da vida e a estagnação pode impedir o crescimento pessoal, em todos os seus sentidos.
Vejo, posso até estar equivocada, que se a maconha for legalizada, o Brasil terá muito mais dificuldades em seu desenvolvimento, dados os efeitos que este tóxico produz.
Texto em minha coluna semanal do dia 18/02/2014
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/02/colunistas/maria_de_fatima/154520-legalizacao-da-maconha.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, seu comentário é precioso!