terça-feira, 26 de junho de 2012
Crime Passional
Texto publicado na coluna semanal do Jornal Correio Popular - Campinas - S.P. Dia 26 de junho de 2012.
Crime passional
Psicóloga forense e professora nas faculdades de Psicologia e Direito da PUC-Campinas
2012/06/26
A paixão faz a vida ficar melhor, principalmente quando é correspondida. Mas ela também pode provocar problemas sérios, caso a pessoa amada comece a agir de modo a magoar ou provocar inquietação em demasia. Isso pode acontecer quando o ciúme aparece e aos poucos, substitui os outros sentimentos. Os motivos que desencadeiam o ciúme podem, também, ser um delírio – uma equivocada interpretação de um fato. A partir do momento em que o ciúme se torna a tônica da relação, ela não conseguirá resistir por muito tempo.
A pressão exercida pelo amante enciumado, que terá a ideia fixa da traição, torna-se insuportável e o rompimento do relacionamento é uma questão de tempo apenas. Nesse momento se pode observar a intensidade da angústia substituindo o estado de êxtase vivenciado anteriormente. O amor outrora insistentemente declarado é arrebatado pelo ódio, intenso e persistente. A ambivalência rompe o equilíbrio do amor, e esse é alternado com a raiva. É nesse período que um dos amantes pode procurar dar um basta a esse sofrimento e a relação, chega ao fim.
Ideias de vingança vão se juntando à fúria do enciumado, e o luto não encontra espaço para existir, a não ser o luto real, com a morte do amor que se torna objeto descartável.
Uma pessoa psicologicamente madura assumiria a perda e por ela sofreria profundamente. Fantasias de vingança inundariam o seu pensamento e pesadelos com enredos de retaliação dominariam o seu sono. Esse estado passional, que prejudica o trabalho, as relações sociais e familiares durariam algum tempo, em geral, não mais do que três meses.
Mas quando esse ex-amante não é uma pessoa psicologicamente madura por apresentar organização de personalidade borderline – em que o narcisismo impede a elaboração da perda – especialmente porque não consegue tolerar uma situação de abandono e ainda apresenta agressividade exacerbada, temos os ingredientes necessários para um crime passional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, seu comentário é precioso!