sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Roubo no aeroporto de Viracopos em Campínas em 17/10/2019

Sobre o roubo no aeroporto de Viracopos em Campinas
1. Jamais uma carga de dinheiro em espécie deveria ser embarcada sem um grande esquema de segurança. Isso mostra amadorismo da polícia federal, responsável por aeroportos, não exigir esse procedimento das empresas.
2. Ao menos um funcionário do aeroporto passou as informações a respeito de cargas como essa, portanto, esse indivíduo pertence à quadrilha.
3. A quadrilha agiu de modo apressado e descuidado, pois não treinaram cada passo da ação criminal. Eles se "esqueceram" que teriam de sair com o dinheiro sem correrem o risco de serem pegos nesta etapa. Mesmo que a maioria tenha conseguido empreender fuga, três foram mortos. Um deles ficou "perdido" e cometeu o engano de entrar em uma residência, durante a fuga, tomando como refém um bebê e a mãe. Ao se entrar em residências para se esconder ou pegar reféns, a chance de fugitivos serem pegos ou mortos é alta.
4. A falta de um plano de ação da polícia, em casos de roubos como esse, mostra a falta de capacitação destes policiais. Lembremos que há poucos meses, crime semelhante ocorreu neste mesmo aeroporto. Estas ações deveriam ser padronizadas nacionalmente, como parte da proteção que o cargo ocupado por eles, deve à sociedade.
5. No caso de tentativa de roubo, o efetivo da polícia federal, deveria se somar aos seguranças particulares destas empresas de transporte de valores. Com isso, seria mais difícil a consumação deste tipo de crime, visto que existiria um efetivo suficiente na ação defensiva. A polícia militar (estadual) e a guarda municipal não precisariam estar envolvidas neste tipo de ação policial. Ao invés disso, estes policiais deveriam estar protegendo o cidadão, nas vias públicas, tão carentes desta proteção.
6. Ao escolherem o caminhão de lixo como um dos meios de transporte para a fuga, pode-se observar a ingenuidade destes criminosos. Por ser caminhão de lixo, este chama mais a atenção e é lento.
7. Infelizmente ocorreram mortes (3 ladrões) e pessoas feridas (um bebê e a mãe, mantidas reféns na residência), quando tudo isto poderia ter sido evitado, caso a questão da segurança pública, realmente, fosse levada a sério em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, seu comentário é precioso!