Existem pessoas que possuem um caráter irresponsável. Elas cometem erros e não os assumem e sempre colocam nos outros a responsabilidade.
São pessoas exageradamente narcisistas que procuram mostrar uma imagem de equilíbrio e responsabilidade. Os desconhecidos ou aqueles que pouco contato têm com elas, são facilmente enganados. Imaginam que são encantadoras, cultas e bem resolvidas, mas é só começar a convivência que a máscara se desfaz e a verdadeira face é revelada.
A dependência financeira também é uma característica presente nestas pessoas. Trabalhar honestamente e desenvolver-se profissionalmente não fazem parte dos seus projetos de vida.
Vivem atentas para tirar proveito dos outros e podem tornar-se parasitas. Vejam-se aqueles que casam para serem sustentados e as futilidades são as únicas preocupações que possuem.
Mormente também são indivíduos que apresentam uma conduta viciosa, quer seja por jogos, cigarro, álcool e outras drogas. O vício, além disso, pode se manifestar através de “golpes” que prejudicam financeiramente, até mesmo, pessoas muito próximas.
Todas as formas de vício oferecem prazer, se assim não fosse, ele seria facilmente rejeitado. O narcisismo, inerente àqueles que possuem o caráter irresponsável, é alimentado, também, através desses prazeres.
O sadismo, igualmente, está presente nas atitudes dessas pessoas. É com felicidade que observam as desavenças que provocam, a dor ao indefeso – inclusive a um animal que não tenha como fugir das agressões – e a tantas outras manifestações de sofrimento.
Só podemos dizer que uma pessoa apresenta tais características quando age frequentemente dessa maneira.
Não é fácil conviver com alguém irresponsável, porquanto ele desestabiliza os ambientes que frequenta. A psicoterapia é imprescindível para ele e quanto antes, melhor.
Texto publicado em minha Coluna semanal, no Caderno Cidades, Jornal "Correio Popular" de Campinas, dia 24/02/2011.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, seu comentário é precioso!